Catalyst 2030 Brasil

Colaborando para alcançar os ODS

Coalizões do Brasil e do mundo se unem no “G20 pelo Impacto”

10 junho 2024 | Informações do Capítulo

Organizações do Brasil e do mundo se uniram para criar o G20 pelo Impacto, uma coalizão internacional que tem o objetivo de influenciar significativamente as discussões na reunião do Grupo dos 20, para provocar a transição acelerada e consistente em direção a uma nova economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa. O G20 Summit, maior fórum internacional com relevância para a resolução de questões globais, é formado por 19 nações que representam atualmente 85% do PIB mundial. Sua próxima reunião será realizada em novembro, no Rio de Janeiro.

O G20 pelo Impacto está articulando de forma coordenada, estruturada e pragmática recomendações robustas que incidam na cúpula do G20 e resultem na transição de um novo modelo econômico capaz de fortalecer o enfrentamento da policrise gerada pela desigualdade socioeconômica e pela crise climática em todo o mundo. Os países que formam o Grupo dos 20 detêm 75% do comércio internacional, 70% da emissão de gases de efeito estufa e dois terços da população na Terra. A incidência efetiva neste fórum é fundamental para o sucesso da transição acelerada e escalável para novos modelos econômicos mundiais em direção a um futuro mais sustentável.

A coalizão conta com a participação de 31 organizações de renome internacional e nacional, incluindo a African Venture Philanthropy Alliance, B Lab Global, Catalyst 2030, Schwab Foundation, ABONG, Instituto Clima e Sociedade, e muitos outros (ver lista completa no final). Ela visa influenciar as etapas-chave do G20, incluindo a Declaração de Líderes, Reunião dos Sherpas, Relatórios Finais dos Grupos de Trabalho e a transição para o G20 na África do Sul em 2025.

Suas metas incluem qualificar o debate e fortalecer o ecossistema de impacto socioambiental, o comprometimento de governantes na implementação de práticas propostas, a incorporação da transição para uma nova economia no regime de gestão do G20 na África do Sul. Para alcançar seus objetivos, a G20 pelo Impacto adotará abordagens táticas, como mobilização de atores, articulação através de comitês específicos, mapeamento de grupos de engajamento, produção de material técnico robusto e envolvimento em diálogos estratégicos.

Organizações convidadas (em ordem alfabética):

Internacionais

African Venture Philanthropy Alliance, Africa Forward, Asian Venture Philanthropy

Network, Ashoka, B Lab Global, Catalyst 2030, Climate Action Platform Africa, GAIN – Global Alliance for Impact Networks, GAIL – Global Alliance of Impact Lawyers, GSGII – Global Steering Group for Impact

Investing, Impact Europe, Latimpacto, Leping Social Entrepreneur Foundation, Schwab Foundation, Skoll Foundation, The B Team, The Wellbeing Economy Alliance, UNGC, WEF, WINGS.

Nacionais

ABONG, Aliança pelo Impacto, Catalyst 2030 Brasil, Fundação Tide Setubal, Gestos, Instituto Arapyaú, Instituto de Cidadania Empresarial, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Itaúsa, Pacto Global, Rede Advocacy Colaborativo (RAC), Sistema B Brasil.

Pin It on Pinterest